Shopping Liberty Mall - Torre "B" - Salas 518/520 - Asa Norte

Herpes Labial

herpes-labial-duvidas-e-dicas

O que é Herpes Labial?

A herpes simples é uma infecção viral que afeta principalmente a área bucal. O Vírus da herpes simples tipo 1 (HSV1): normalmente associado a infecções dos lábios, da boca e da face proporciona ao indivíduo lesões intra e extra bucais.

Uma doença muito comum em toda a população e que pode ser tratada pelo dentista.

O dentista hoje em dia pode ajudar muito, diagnosticando corretamente, diminuindo o tempo da ferida e o desconforto com o tratamento a laser no primeiro sinal de que o Vírus se prepara para se manifestar.

herpes-labial

Ciclo do Vírus

• 1Fase: estresse
TPM, ressaca alcoólica, sol, baixa imunidade ou febre podem ativar o vírus.
  • 2Fase: comichão (6 a 48 horas)
Coceira, incômodo e inchaço são sinais de que o vírus se prepara para sair e provocar a lesão. Melhor fase para aplicar o Laser.
  • 3Fase: lesão (7 a 10 dias)
Coceira, ardor, feridas na pele e mucosa são fatores presentes na época em que o vírus é potencialmente contagioso e se multiplica.
  • 4Fase: estado de latência
Não há sintoma. O vírus “dorme” e não é contagioso.
É importante sabermos que a doença não tem cura, mas tem controle. Ao perceber os primeiros sintomas, procure seu dentista para confirmar o diagnóstico e ser medicado adequadamente, seja com Laser, medicamentos por via oral, pomadas tópicas ou com uma somatória deles.

O tratamento com o laser terapêutico faz com que haja uma aceleração das etapas e do processo de cicatrização, além de aumentar o espaço de tempo entre as recidivas.

O processo é indolor e bastante rápido (cada sessão dura no máximo 15 min).

Se o laser for aplicado logo no início da lesão (quando começa a coceirinha), pode regredir antes mesmo de aparecerem as vesículas (bolhas). Normalmente são necessárias de 2 a 3 sessões (em cada recidiva).

Vantagens: é o rápido retorno as atividades normais, de lazer ou de trabalho, cicatrização acelerada, redução ou eliminação do uso de medicamentos, e ausência da dor característica do quadro clínico.

Hoje o Laser é a tecnologia mais avançada para o tratamento destas lesões e outras, como as aftas (Ulcerações Aftosas Recorrentes) , e em nossa clínica nos disponibilizamos esse tratamento.

herpes-labial-exemplo-02